1. O que é PRODIST Módulo 8?

O PRODIST (Procedimentos de Distribuição) é um conjunto de documentos que regulamentam as atividades da distribuição de energia elétrica no Brasil. Ele é importante, pois normatiza ações de planejamento para expansão dos sistemas de distribuição e estabelece regras para os sistemas de medição.

O conjunto completo do PRODIST é composto por 11 módulos, mas nesta apresentação iremos nos dedicar apenas às partes mais importantes do  Módulo 8.

O módulo 8 do PRODIST estabelece valores bem definidos para todos os parâmetros relativos ao fornecimento ou consumo da energia elétrica, permitindo que a qualidade de energia elétrica deixe de ser apenas um conceito para se transformar em objetivo mensurável.

 

2. PRODIST Módulo 8: Quais são grandezas que devem ser consideradas 

  • Tensão em regime permanente;                 
  • Fator de potência; 
  • Harmônicos;                                                    
  • Desequilíbrio de tensão; 
  • Flutuação de tensão;                                       
  • Variação de Frequência;                               
  • Variações de Tensão de Curta Duração (VTCDs). 

 

3. Como devem ser feitas as medições para o atendimento do PRODIST.

 

? ? Método de medição Classe A ou S, conforme norma vigente da IEC 61000-4-30.

Os instrumentos de medição Classe S poderão ser utilizados em quaisquer aplicações, excetuando-se as situações contratuais envolvendo a solução de disputas específicas ou as questões judiciais em que deverão ser utilizados os instrumentos Classe A.

O conjunto de leituras para gerar os indicadores individuais deve compreender o registro de 1008 (mil e oito) leituras válidas obtidas em intervalos consecutivos (período de integralização) de 10 minutos cada, salvo as que eventualmente sejam expurgadas. No intuito de se obter 1008 (mil e oito) leituras válidas, intervalos adicionais devem ser agregados, sempre consecutivamente. 

 

 

O espectro harmônico a ser considerado para fins do cálculo das expressões relacionadas com a distorção harmônica total de tensão deve compreender uma faixa de frequências que considere desde a componente fundamental até pelo menos a 40ª ordem harmônica.  

Após a aquisição de 1008 registros válidos de medição, deve ser obtido um conjunto de valores para FD%, DTT%, DTTp%, DTTi%, DTT3% e Pst que, devidamente tratados, conduzirá aos valores dos indicadores estatísticos FD95%, DTT95%, DTTp95%, DTTi95%, DTT395% e Pst95%.  

Os indicadores FD95%, DTT95%, DTTp95%, DTTi95%, DTT395% e Pst95% serão associados a um mês civil cuja referência será aquele no qual se deu o término da medição de 1008 leituras válidas.

Para as medições de nível de tensão em regime permanente, na ocorrência de variações temporárias de tensão ou de interrupções de longa duração, o intervalo de medição de 10 (dez) minutos deve ser expurgado e substituído por igual número de leituras válidas, sendo opcional o expurgo de intervalos com variações momentâneas de tensão.


A detecção e a caracterização dos eventos de VTCD deverão ser realizadas por meio de instrumentos de medição que considerem como parâmetro de referência uma tensão fixa ou uma tensão média deslizante. valor da tensão eficaz média de 12 (doze) ciclos mais recente.

Do registro dos dados de medições amostrais. Valores apurados de DRP e DRC;

Após a obtenção do conjunto de leituras válidas, devem ser calculados o índice de duração relativa da transgressão para tensão precária (DRP) e o para tensão crítica (DRC) de acordo com as seguintes expressões.

Indicadores de continuidade individuais

Deverão ser apurados para todas as unidades consumidoras ou por ponto de conexão, os indicadores de continuidade a seguir discriminados:

  • Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por Ponto de Conexão expressa em horas e centésimos de hora; 
  • DIC, utilizando a seguinte equação:
  • Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por Ponto de Conexão – FIC, utilizando a seguinte fórmula:

Deixe um Comentário